NOTÃCIAS
 
07/01/2021
O olho do cachorro está inchado. É grave?

Sim, esta é uma condição muito comum e que pode afetar diversos tipos de cachorros. Mas principalmente os braquicefálicos, que tendem a ter mais problemas oculares que outros cães.

 

O cachorro com olho inchado pode indicar diversos problemas de saúde. Pode ser desde algo mais grave, como uma infecção ou até mesmo glaucoma, ou pode ser algo passageiro e mais simples de ser tratado, como um trauma devido a uma batida durante uma brincadeira.No entanto, é muito importante que você saiba o que fazer para cuidar do seu pet, de forma que ele não sofra por algo que pode ser tratado rapidamente logo após os primeiros sintomas. Então, continue a leitura e entende tudo sobre o tema.

 

Cachorro com olho inchado. Entenda o que este sintoma pode indicar

Você está em casa no sofá e de repente chama o seu cão para brincar. Quando ele se aproxima ou quando uma iluminação diferente cai sobre ele, você repara algo estranho no olho. Em um primeiro momento, percebe que há algo errado. Então, o cão se aproxima e você percebe que se trata de um inchaço grande e que o cão está incomodado com aquela situação.

 

Se a sua reação for de susto, saiba que isto é normal e que todos os tutores vão se assustar quando uma anormalidade dessas surge da noite para o dia no rostinho do cachorro. Só que tudo pode não passar de um susto, uma vez que o inchaço pode ser algo bem simples de ser tratado.

 

No entanto, em algumas situações bem específicas, o cão pode realmente estar com um problema bem grave, que precisa de atendimento urgente. E para te ajudar, separamos uma lista de itens que podem fazer com que o cachorro fique com o olho inchado ou mesmo com alguma anormalidade na superfície da pele.

Veja:

  • Problemas hereditários que nascem com o cachorro;
  • Infecções por alguma bactéria grave – Como a bactéria que causa conjuntivite;
  • Lesões relacionadas a alguma batida ou acidente durante as brincadeiras;
  • Algum corpo estranho que esteja incomodando o cachorro;
  • Diversos tipos de alergias – Pólen, produtos de limpeza, picadas de insetos;
  • Pode ser que o cão esteja com glaucoma canino;

Vamos explicar de maneira mais aprofundada cada um dos tópicos acima. Então, continue sua leitura para ajudar o seu dog caso ele esteja passando por algum problema grave.

 

Problemas hereditários que nascem com o cachorro

O primeiro dos motivos que podem deixar o cachorro com olho inchado, é o fator hereditariedade. Esta é uma condição que não temos como controlar, pois o cão já nasce com o problema. E no caso de estar com o olho inchado, pode ser que ele tenha algum problema físico relacionado a má formação óssea ou também um crescimento anormal dos cílios.

 

Estas condições são bem visíveis em cães filhotes, onde já é possível notar alguma anormalidade hereditária. Por isso, pode ser difícil identificar um inchaço repentino no qual o causador seja a hereditariedade. É claro que você pode levar um tempinho para notar alguma situação. Principalmente se ela for uma situação não tão aparente. Só que se algum inchaço aparecer repentinamente, pode significar outra coisa, que não a hereditariedade. Então é muito importante que você procure um veterinário o quanto antes para oferecer um tratamento adequado e um diagnóstico preciso ao cãozinho.

 

Infecções por alguma bactéria grave. Como a bactéria causa conjuntivite

Se você adotou o cão recentemente e notou um inchaço no olho e ele não aparenta estar com dores ou incomodado, pode ser que seja hereditário. No entanto, se o animal apresentar qualquer tipo de desconforto com aquilo, saiba que o problema pode ser mais grave, onde uma das causas pode ser uma infecção bacteriana.

 

Existem diversas bactérias que podem se instalar nos olhos do cão, pois esta é uma região bastante hospitalar para organismos se desenvolverem. E uma das bactérias mais comuns, é a que provoca a conjuntivite canina. Se for isso, além do inchaço, o cão pode apresentar vermelhidão e muita coceira no olho. E um veterinário precisa ser acionado o quanto antes para que o cachorro não sofra ainda mais. Para entender mais sobre conjuntivite, leia este artigo: Conjuntivite em cães.

 

Lesões relacionadas a alguma batida ou acidente durante as brincadeiras

Outra questão que pode deixar o cachorro com olho inchado, é o fator lesão ou trauma. Esta, por sua vez, pode ser que seja uma das principais causas do problema, principalmente em cachorros que tem muita energia para gastar e passam boa parte do dia correndo e brincando.

 

Um cachorro bagunceiro pode facilmente se machucar ou bater o rostinho em um móvel ou até mesmo no chão. De imediato, pode ser que nenhuma reação aconteça. Só que com o passar do tempo, pode ser que surja um inchaço na região que o cão bateu, principalmente se a batida foi forte. Pois a região do olho é bastante sensível e com uma pele bastante fina, onde qualquer retenção de líquidos poderá ser notada com muita facilidade.

 

Algum corpo estranho que esteja incomodando o cachorro

Se você tem o costume de passear com frequência com seu cão ou mesmo deixa ele no quintal boa parte do dia, pode ser que o problema do inchaço no olho seja causado por alguma partícula, sujeira ou corpo estranho. Um simples grão de areia que não sai de jeito nenhum do olho do cachorro, pode trazer uma série de complicações sérias. E uma das evidências de que o animal está passando por este problema (além do olho avermelhado), é o inchaço na região ocular.

 

Outro fator que pode causar o inchaço, é o fato de entrar algum pelo ou algum graveto de folhas ou arbustos em que o cão possa ter se enfiado durante algum passeio sem a guia. Se o seu cachorro não tem o costume de passear em locais com muitas descobertas, recomendamos sempre usar a guia, como forma de manter a segurança dele.

 

Por mais que ele quer apenas descobrir e desbravar, não há como garantir que ele não vai se machucar de forma grave. Afinal, um corpo estranho, quando não removido, pode inclusive cegar o animalzinho. Algo que você não quer que aconteça.

 

Cachorro com olho inchado. Diversos tipos de alergias: pólen, produtos de limpeza, picadas de insetos

Esta é uma situação que está muito relacionada com a situação mencionada anteriormente. Um cachorro com olho inchado pode ser reflexo de algum tipo de alergia que acometeu ele durante um passeio ou durante um período de desbravamento. O pólen das flores pode ser bastante tóxico e o cachorro pode facilmente sentir bastante desconforto em contato com ele.

 

Além disso, há vários insetos que podem trazer grandes desconfortos e problemas oculares para seu cão, caso a picada seja na região do olho. Nós já escrevemos um artigo sobre picadas de insetos e recomendamos que você entenda mais sobre este tema, de forma que possa proteger seu cãozinho. Veja: Picadas de insetos que podem afetar seu cão.

 

Se você tem o costume de limpar a casa com frequência, usar produtos químicos pode ser bastante natural e comum. Só que para o cão, estes produtos são muito maléficos, trazendo vários problemas caso eles entrem em contato com alguma mucosa. Só o cheiro da água sanitária, por exemplo, já é suficiente para deixá-los incomodados. Então, sempre que você for utilizar qualquer produto químico neste sentido, deixe seu cão o mais longe possível. De preferência, guarde estes produtos em locais bastante inacessíveis, como alto de armários ou portas fechadas. Leia aqui como evitar acidentes domésticos que podem machucar o cão.

 

Cachorro com olho inchado. Pode ser que o cão esteja com glaucoma canino

E por fim, não há como descartar a possiblidade de que o cachorro está com glaucoma. Infelizmente, esta é uma doença bem grave e que pode ter em um de seus sintomas justamente a questão do inchaço no olho. Portanto, a nossa recomendação é e sempre será de que você procure um veterinário o quanto antes, caso note qualquer situação anormal no olho do cachorro.

 

Conforme mencionamos durante o texto, pode sim ser algo passageiro e nada grave. Mas pode ser, também, que seja um problema grave. E, neste caso, é melhor que o diagnóstico seja precoce e que o seu cão possa se recuperar rapidamente!

 

Fonte: Portal do Dog. Cão com olho inchado

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato