NOTÃCIAS
 
16/02/2019
Porque você não deve se despedir do cachorro antes de sair de casa

Chegar em casa e encontrar papel higiênico espalhado, revista rasgada, sofá destruído ou reclamação do vizinho que o cachorro está latindo muito são cenas vividas por muitos tutores. O que poucos não sabem é que a culpa disso pode não ser exatamente do cachorro. Se todas as vezes que o tutor for sair de casa falar: Tchau, se comporta que eu já volto, ou algo do tipo para se despedir, ele pode estar desencadeando comportamentos assim. 

 

André Almeida, do Adestramento Comportamental, explica que quando os donos vão fazer uma atividade com o cachorro - como passear ou brincar -, eles geralmente falam com o animal e isso cria uma expectativa, que gera uma certa agitação do cão. Assim, se você fala alguma coisa ou faz carinho para se despedir do cachorro antes de sair de casa, deixa ele agitado e sem meios para gastar toda a energia adquirida. O resultado são comportamentos indesejados por parte do bichinho.

 

Além da agitação que resulta na destruição de móveis e papéis espalhados pela casa, o animal pode reagir ao tchau de outra forma. Quando o dono se despede e o cachorro entende que vai ficar sozinho, ele fica no pé da porta o tempo inteiro chorando, latindo e até uivando porque não quer ficar sozinho. 

 

Porém, ambos comportamentos não são causados apenas no momento da saída, é preciso tomar cuidado também com o retorno. "O cachorro se condiciona com a rotina do dono e as regras que ele coloca, mas também se condiciona nesses momentos que ele vai sair e fala para o cão: olha, eu vou sair, mas quando eu voltar, eu vou trazer um brinquedinho para você porque ele acha que isso vai compensar sua ausência, mas não vai. Isso só vai premiar o comportamento que o cachorro teve", explica o adestrador.

 

Para evitar que isso aconteça, a dica de André Almeida é evitar se despedir do cachorro quando sair de casa. No momento do retorno, não dar atenção imediata para que ele não entenda a volta do dono como um prêmio pelo que fez no tempo que ficou sozinho. Outro ponto importante é gastar a energia do cachorro, fazer passeios longos e brincar com ele pode diminuir os problemas comportamentais.

 

Clique aqui e assista ao vídeo completo com as dicas.

Você fala ja volto para seu cão antes de sair?

 

Fonte: Canal do Pet - Adestramento Comportamental
https://canaldopet.ig.com.br/colunas/adestramento-comportamental/2019-02-07/se-despedir-cachorro.html

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato