NOTÃCIAS
 
07/07/2018
Conheça as principais doenças que ocorrem nos felinos

Misteriosos e independentes por natureza, os felinos são animais que adoram explorar os mais diferentes ambientes, ficando expostos a uma série de problemas e doenças de variados níveis de gravidade.

 

Os gatos são conhecidos como os animais que possuem sete vidas. Mas, apesar dessa fama, eles precisam de cuidados e ficam doentes como qualquer outro bicho. Eles são animais que, quando não estão bem, costumam não demonstrar muitos sintomas, pois são bastante fortes. 

 

Também suscetíveis a complicações de origem hereditária, as mais diversas raças de gatos devem receber muita atenção por parte dos seus donos para que, no caso do desenvolvimento de alguma doença, esta possa ser identificada e tratada o mais rápido possível, aumentando as chances de recuperação e cura do bichano.

 

Quando se trata da saúde dos animais de estimação é sempre muito importante que o diagnóstico e o tratamento sejam eficazes. Cabe a nós, humanos, ficarmos atentos e prestarmos atenção na saúde desses bichanos. 

 

Veja abaixo as doenças mais comuns que podem atingir esse animal doméstico. Se perceber algum dos sintomas em seu gato, procure um médico veterinário de confiança com urgência!

 

Rinotraqueíte

Mais frequente em locais com grandes aglomerações de gatos, este problema atinge o trato respiratório superior dos felinos, causando desde espirros e secreções até úlceras graves na cavidade oral do animal. O calicivírus e o vírus da herpes são os principais responsáveis pela doença, que pode ser prevenida evitando que o animal entre em contato com muitos outros gatos, por meio da vacinação e da higienização adequada do animal e dos ambientes em que ele vive.

 

Leucemia Felina

Também conhecida como Felv, a Leucemia Felina é transmitida por meio do contato com animais infectados (mesmo que assintomáticos) e até pelo uso de objetos que tenham sido usados por gatos contaminados. Podendo não se manifestar no animal por anos, a Felv é a causa de cerca de 30% das mortes em felinos com algum tipo de câncer – desencadeando sintomas que incluem falta de apetite, depressão, diarreia, tumores, gânglios, febre, alterações de comportamento e alterações em órgãos importantes como fígado, baço e rins. Sua prevenção é feita por meio da vacinação.

 

AIDS Felina ou FIV

Promovendo sintomas e consequências similares aos da AIDS humana, a doença tem sintomas inespecíficos e não tem cura ou vacina, sendo o isolamento do animal a forma mais adotada para impedir uma propagação maior do problema. Transmitida de formas variadas, a doença é mais comum em gatos machos, não-castrados e de comportamento agressivo que vivem nas ruas.

 

Periotonite Infecciosa

Mais comum em ambientes com aglomerações de felinos e em gatos com menos de 5 anos ou mais de 10 anos de vida, a Periotonite Infecciosa Felina, quando avançada, leva quase 100% dos animais acometidos à morte. Febre, perda de apetite e de peso, problemas respiratórios e no sistema nervoso central (incluindo convulsões e falta de coordenação) são alguns dos sintomas que podem se manifestar nos gatos com a doença, além da presença de líquido no tórax e no abdômen, que ocorre nos casos em que o problema já e mais avançado.

 

Obstrução Uretral

Também conhecida pela sigla DTUIF (Doença do Trato Urinário Inferior Felino), a obstrução uretral tem o sangue no xixi, a dificuldade e a dor em urinar como principais sintomas, sendo que o animal pode apresentar grande ou nenhuma frequência em urinar. Mais comum em gatos machos, a doença pode até levar o felino à óbito se não for tratada de maneira rápida quando ele não consegue urinar, sendo que sua prevenção pode ser feita com a administração de rações de qualidade e hidratação constante para o animal.

 

Fonte: Vida Pet News
http://www.vidapetnews.com.br/portal/conheca-as-principais-doencas-que-ocorrem-nos-felinos/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato