PERGUNTAS FREQUENTES
 
04/01/2020
Itens caseiros perigosos aos gatos

10 itens caseiros que são fatais para um gatinho

Mantenha todos os itens da lista fora do alcance do bichano para não correr maiores riscos.

 

Para quem tem animal de estimação em casa, o cuidado com a saúde é diário. Precisamos ficar atentos se ele não ingere um objeto perigoso, come algo estragado, se machuca em lugares pouco seguros, entre outras possibilidades. No caso de quem tem gatinho, por mais esperto que ele seja, esta preocupação não diminui. Na verdade, a atenção deve ser ainda maior.

 

O fato de o gato ser um animal mais independente, muitos donos deixam passar pequenos detalhes cotidianos. Entretanto, esta negligência é perigosa, já que diversos objetos caseiros podem fazer muito mal a ele. Alguns itens, inclusive, chegam a ser fatal se o  gatinho  ingerir.

 

Pensando nisso, separamos 10 itens bem comuns na maioria das casas que podem matar o felino. É muito importante saber quais são esses itens para manter o mais longe possível do animal.

 

1. Aspirina e paracetamol

Esses dois medicamentos são bem habituais na maioria das casas. Eles não fazem mal algum ao ser humano, na verdade ajudam quando algum sintoma de doença aparece. No entanto, para os gatos ele não é tão benéfico assim. Ambos são extremamente venenosos e podem matar se forem ingeridos. Isso acontece porque o bichano não tem enzimas para metabolizar o remédio, diferente dos humanos, que se torna tóxico para o organismo.

 

2. Chocolate

O chocolate é um alimento tóxico não só para os gatos, mas para os cães também. Uma substância que vem do cacau, a teobromina, é a responsável por fazer mal aos bichinhos. Quando entra em contato com o organismo, o animal não é capaz de metabolizar e eliminar esta substância do corpo, sendo fatal. Por isso, nunca ofereça chocolate para seu pet.

 

3. Água sanitária

Água sanitária é um dos produtos de limpeza mais comuns numa residência, por isso é preciso redobrar a atenção com ela. Tome cuidado para o gatinho não acabar bebendo este líquido sem querer quando estiver limpando a casa, pois ele se sente atraído. No entanto, ingeri-la fará muito mal a saúde, já que a água sanitária é muito nociva e pode causar problemas graves no sistema digestivo, como vômitos, salivação excessiva e dor. Além disso, se o gato vomitar, o produto é um corrosivo para boca.

 

4. Veneno de rato

Qualquer veneno faz mal para um ser vivo. Caso você tenha problemas com ratos, evite usar este método já que pode ser fatal para todos na casa, principalmente para quem tem animais de estimação e crianças pequenas. Eles são suscetíveis a comer qualquer coisa que encontrem. No caso dos gatos, o veneno reduz a oxigenação dos tecidos e destrói as células sanguíneas, por isso é tão prejudicial. Evite usar este método para capturar ratos e invista em armadilhas caseiras.

 

5. Pasta de dente

Pasta de dente é um dos itens mais utilizados e até indispensáveis para o ser humano. No entanto, é melhor deixá-la longe os bichanos. Este produto tem grande quantidade de elementos químicos como flúor e abrasivos, muito perigosos para os gatos. Ingerir o flúor pode causar alterações nervosas, falta de atenção, vômitos, danos internos e ardor no estômago. Em longo prazo, o elemento pode causar incontinência e morte. Mantenha pasta de dente o mais longe possível do seu gatinho.

 

6. Lírio e Flor-da-Páscoa

Diversas plantas são tóxicas para os felinos, mas selecionamos duas que são perigosas e fáceis de encontrar. Eles se sentem atraídos pelas duas flores, no caso do lírio é o pólen e da flor-da-páscoa a substância leitosa. Comê-las pode causa diversos problemas no trato digestório, gerando diarreia e vômitos. Ingerir em grande quantidade ocasionará o aumento da pressão arterial e até levar a morte. Se você tem um jardim com estas flores fique bem atento.

 

7. Naftalina

É bem comum as pessoas colocarem naftalina dentro dos armários e gavetas para evitar baratas, aranhas e traças. Porém, os gatos são muito curiosos e se verem essas bolinhas pela casa com certeza irão se sentir atraídos. Se elee ingerirem acidentalmente a naftalina, causará problemas sérios no sistema nervoso, podendo levar a vômitos, diarreia e convulsão. Tenha cuidado se você tem o costume de comprar este produto.

 

8. Peixe cru

Os felinos gostam de peixe, isso não podemos negar, mas oferecê-lo cru não é uma boa ideia. Este alimento, sem preparo algum, pode conter bactérias que são prejudiciais aos gatos, pois estão acostumados a comer ração seca. Além disso, deve-se ter cuidado com as espinhas, que podem causar perfuração intestinal. Por último, atenção ao atum. Ele provoca deficiência de vitamina B e eleva a taxa de mercúrio no organismo, algo prejudicial para os gatos. Por mais que você goste de peixe cru, jamais ofereça ao seu bichano.

 

9. Tinta

Se você tem filhos pequenos ou adora pintar e tem o costume de comprar tintas, cuidado! Elas são compostas por pigmentos, dissolvente, plastificantes, aglutinantes, dentre outros elementos, e todos são fatais para um gato. Se ele as ingerir, a saúde do intestino fica comprometida. Porém, no caso dos dissolventes em particular, podem causar alucinações, convulsões, fortes dores internas, coma, epilepsia e arritmias cardíacas. Fique de olho para deixar tintas longe do alcance do felino.

 

10. Fumo do tabaco

Alerta especial para donos fumantes. Por mais que o gato não fume, a fumaça liberada pelo cigarro também é prejudicial, assim como para os humanos. O animal se torna um fumante passivo, o que também propicia o aparecimento de um câncer. Se você fuma, procure sempre manter as janelas da casa bem abertas, evite lançar a fumaça perto do gato e, se possível, fume numa área externa.

 

O que fazer se meu gato ingerir algum dos itens?

Leve-o imediatamente ao veterinário. Ele saberá como expulsar a substância da forma correta, prejudicando o mínimo possível a saúde do gatinho. Não tente forçar o vômito e nem medicá-lo em casa, pois será muito pior. Preze pela saúde do bichano e deixe que um profissional te instrua.

 

Fonte: Canal do Pet - iG

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato