PERGUNTAS FREQUENTES
 
29/08/2017
Medo de Banho
Cão com medo de banho fica condenado a enfrentar o terror para o resto da vida

 

A hora do banho pode ser traumática para alguns cachorros. Isso acontece porque, durante o procedimento, o animal é exposto a muitos estímulos diferentes, como o contato com a água e produtos de higiene e com o secador.

 

“Eu acredito que o secador seja o item que eles têm mais medo, pois se trata de um conjunto de coisas: um barulho alto, um jato de ar em outra temperatura e por ser um aparelho estranho apontado em sua direção”, explica Christiani Pereira, adestradora da Cão Cidadão.

 

Alguns sinais mostram que o animal está com medo. Ele poderá ficar acuado e tentar fugir da situação e apresentar sinais comportamentais como tremer, virar o rosto e ficar com o rabo entre as pernas. Cães com muito medo podem urinar, rosnar e tentar morder o cuidador.

 

“O cachorro costuma ter mais medo do banho dado em pet shops porque ele está fora da casa, sentindo-se menos à vontade, e, geralmente, está com pessoas desconhecidas”, afirma a especialista.

 

Animais de diferentes idades podem desenvolver o pânico da hora do banho. No entanto, os filhotes costumam se adaptar com maior facilidade a esse momento porque, se associados positivamente, eles aceitam novos estímulos.

Como fazer com que o animal perca o medo do banho?

 

Para ajudar o animal a superar o medo da hora do banho, o tutor precisa fazer um treinamento que seja capaz de eliminar a alta sensibilidade que o cão sofre ao passar pelos estímulos do banho. “Isso deve ser feito com muita paciência e sempre no tempo do cão. O tutor deverá fazer uma associação positiva a esses estímulos, utilizando petiscos e até brinquedos que o cão goste”, orienta Christiani.

 

Dessa forma, ao dar o petisco para o cão, por exemplo, o tutor deverá ligar o secador a uma distância segura do animal e começar a aproximar o aparelho aos poucos. “Se o cão continuar comendo o petisco ou se animar com um brinquedo, é um sinal de que ele está indo bem”, explica a adestradora. “Caso o cão ainda esteja com receio, regrida o treino para a fase em que ele ainda se sinta confortável”, completa.

 

Além disso, é importante que o tutor dessensibilize o barulho do secador antes de molhar o cão. Isso evitará todo o estresse de tentar secar o cão pela primeira vez com ele já molhado.

 

Para que ele se acostume com o momento principal do banho, que está relacionado à água, use os brinquedos que ele gosta e torne o momento divertido. “Comece molhando somente as patas e evolua para as demais partes se o pet estiver à vontade, sempre associando a algo legal”, diz Christiani.

 

Como avaliar um bom serviço de banho?

 

A comunicação com o pet shop é importante para entender como foi o banho. Se o animal voltar animado para casa é um sinal de que ele foi bem tratado e sem traumas. No entanto, é preciso ter cautela. O fato dele ter medo de ir ao pet shop nem sempre significa que ele foi maltratado. Alguns cães sofrem muito com a separação de seus tutores e podem ficam deprimidos.

 

“Um cão com medo de banho fica condenado a enfrentar o ‘terror de tomar banho’ para o resto da vida e, em alguns casos, isso afeta o bem-estar do animal”, afirma a adestradora.

 

Fonte: Petcidade, por Patricia Machado
http://www.petcidade.com.br/como-os-cachorros-podem-perder-o-medo-banho/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato