PERGUNTAS FREQUENTES
 
24/11/2016
Prevenindo Tártaro
Limpeza diária combate placas bacterianas e previne a doença periodontal

 

Tártaro acomete mais de 85% de cães e gatos

 

Assim como os humanos, a higienização da boca e a escovação dos dentes dos cães e gatos devem ser diárias para manter a saúde bucal e prevenir doenças.

 

O médico-veterinário e especialista em odontologia do Grupo Vet Popular (São Paulo/SP), Thiago Prescinotto, explica que a simples higienização evita problemas bucais, entretanto, é importante que os donos dos pets realizem a limpeza de forma adequada e leve os seus animais às clínicas regularmente, pelo menos uma vez por ano.

 

O especialista ressalta que não deve ser utilizado nenhum produto de humanos, já que, no mercado pet, existem escovas com cerdas mais suaves e especialmente anguladas, além de cremes dentais exclusivos para cães com sabores agradáveis como frango ou carne.

 

“A escovação inicial é como um adestramento, o dono deve se habituar a ir aos poucos, pode começar com o dedo, por exemplo, depois com uma dedeira, até chegar à escova de fato”, ensina. Com a escovação, segundo Prescinotto, é possível combater as placas bacterianas, evitar o mau hálito, doenças na gengiva e a queda de dentes, além de infecções graves que podem se espalhar, causando risco de vida.

 

O médico-veterinário alerta que a principal doença causada pelo tártaro é a periodontal e os primeiros sinais são: mau hálito e inflamação da gengiva. Já na fase mais avançada, acontece a destruição óssea e a perda dos dentes. “Procurar um especialista ao perceber algo de errado como mau hálito e inflamação da gengiva é imprescindível para que a doença não evolua e chegue a um estágio irreversível, já que a bactéria presente no tártaro destrói os dentes”, reforça.

 

Outra informação importante, segundo o profissional, é que a doença grave na boca prejudica outros órgãos, levando, inclusive, a diminuição do tempo vida dos animais. “Por isso é importante que os donos de cães e gatos realizem a escovação uma vez ao dia, prevenindo problemas bucais”, finaliza.

 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD
http://www.caesegatos.com.br/tartaro-acomete-mais-de-85-de-caes-e-gatos/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato