PERGUNTAS FREQUENTES
 
17/10/2016
Cadelas gestantes e filhotes: Como alimentar?

O período gestacional é dividido em duas fases importantes na cadela. A primeira fase é a embrionária, que ocorre durante os primeiros 2/3 da gestação, que é quando os órgãos começam a se desenvolver. Entre outros eventos marcantes, podemos notar: o palato se fecha em 33 dias; os dedos são separados em 35 dias de gestação.

 

Ao término dessa fase embrionária, os futuros filhotes permanecem extremamente leves, apesar da formação de grande parte das estruturas e do início de desenvolvimento de todos os órgãos. A partir do 43º dia de gestação inicia-se a segunda fase em que há o desenvolvimento de, aproximadamente, 75% do futuro filhote.

 

As necessidades nutricionais da cadela gestante variam de acordo com a fase de gestação. Na primeira fase é fundamental que o teor de energia seja adaptado e que o alimento contenha nutrientes como EPA & DHA, ácido fólico, betacaroteno e antioxidantes para o desenvolvimento ideal do filhote e preservação da saúde da mãe. Na segunda fase, o requerimento energético é maior que na primeira fase, já que há um expressivo crescimento dos filhotes, e os cuidados com a saúde digestiva da mãe e produção de leite são intensos.

 

Os filhotes, ao nascerem, devem receber o colostro materno (primeiro leite) que é rico em anticorpos que auxiliarão na defesa do organismo do recém-nascido. Eles se alimentarão com o leite materno até, aproximadamente, 30-40 dias de vida, quando, então, iniciarão a fase de desmame. Nesse momento, os filhotes serão apresentados ao alimento úmido, posteriormente, ao semi-sólido e, depois, ao sólido de forma gradativa, porém lenta para que não ocorra nenhum distúrbio gastrintestinal, como, por exemplo, diarreia.

 

A alimentação no desmame deve conter teores adequados de energia para sustentar o crescimento do filhote, nutrientes que garantam segurança digestiva com o máximo aproveitamento dos nutrientes ingeridos e croquetes com a tecnologia de reidratação para facilitar a preensão pelo filhote sem alterar o perfil nutricional do alimento. A fase de filhote varia de acordo com o porte do cão. Cães de porte pequeno crescem até os dez meses de vida, porte médio até os 12 meses, grande até 15-18 meses e gigantes até 24 meses. Assim, torna-se necessário um alimento específico para cada porte de cão, desde a fase de filhote.

 

A alimentação específica para a cadela gestante e futuras crias é fundamental para garantir a saúde, bem-estar e qualidade de vida de mães e filhotes.

 

Fonte: Revista Cães e Gatos
http://www.caesegatos.com.br/como-alimentar-cadelas-gestantes-e-filhotes/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato