A queda de pelos em animais pode ser resultado de vários fatores. Desde causas naturais, como a troca de pelagem de acordo com as estações do ano, até patológicas, normalmente acompanhadas de vermelhidão na pele. E descobrir a causa dessa queda é o primeiro passo para saber como lidar com o problema.
Em cães, é normal que a queda ocorra de forma moderada durante todo o ano, mas existem dois momentos em que esta troca acontece com mais intensidade. Como a pelagem funciona como reguladora de temperatura do corpo, precisa se adaptar às condições oferecidas em cada estação, aumentando sua troca no verão e no inverno. Outra causa natural, específica em fêmeas, é a queda de pelos recorrente de hormônios sexuais. Após o cio ou o parto, por exemplo, a queda tende a aumentar.
Já no caso dos gatos, a veterinária Alice Aranha explica que, para raças de pelos mais longos, a perda é proporcionalmente maior em relação aos de pelame curto e que, em caso da permanência dos pelos soltos, os gatos tendem a se lamber, causando um acúmulo no trato digestório, mais conhecido como bola de pelo.
Mas é preciso estar atento, pois a queda pode estar diretamente relacionada à saúde do animal. Confira as principais causas patológicas de queda de pelo em animais:
• Estresse agudo: animais que passem por situações de estresse, como mudanças, viagens ou perda do dono.
• Parasitas: piolhos, pulgas e carrapatos podem resultar em doenças como a sarna, frequentemente associadas à coceira;
• Desordens hormonais: hipotireoidismo, por exemplo, doença frequente em algumas raças, causa alterações de pele e pelos.
• Alimentação desbalanceada: alergias alimentares ou de contato também podem ocasionar alterações nos pelos.
Escovação
Nathalia Roman, estudante de Sorocaba, conta que, desde que adotou sua gatinha Felícia, a queda de pelos se tornou um incômodo. "Ela sempre teve queda e sempre na mesma quantidade, mas o que me incomodava mesmo é que, além de cair por toda a casa, ela ingeria muito pelo".
A veterinária explica que, para quedas naturais, uma simples escovação diária é o bastante para resolver o problema de renovação de pelos. E foi assim que a estudante ficou livre do desconforto.
Nathalia conta que experimentou algumas técnicas caseiras para tentar amenizar o problema, mas foi a partir de pesquisas na internet que descobriu o produto certo para suas necessidades. "Tentei retirar os pelos superficiais com luvas de borracha, mas não resolveu. Foi então que, vendo vídeos de dicas na internet, descobri uma escova que superou minhas espectativas. Além de me livrar dos pelos mortos, decobri que a Felícia adora ser escovada", comenta a estudante.
Fonte: Portal G1, Mundo Pet
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2016/09/saiba-os-motivos-da-queda-de-pelo-em-animais-de-estimacao.html