PERGUNTAS FREQUENTES
 
07/12/2018
Ectoparasitas: como prevenir?
Para mais FAQs clique "+"

O controle de pulgas e carrapatos está sempre em pauta. Engana-se quem pensa que estes ectoparasitas limitam-se apenas àqueles que está na pele e pelos dos cães e gatos, pois apenas 5% desses parasitas, os adultos, ficam aparentes. Os demais, 95%, ficam no ambiente em suas formas imaturas.

 

As pulgas, além de causarem coceira e irritação, podem transmitir um verme chamado Dipylidium caninum aos animais de companhias. Já os carrapatos podem transmitir diversas doenças, como por exemplo, a babesiose e erliquiose. Por isso, o controle é de extrema importância.

 

Segundo a gerente de Produtos na Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal (Paulínia/SP), Priscila Brabec, para combatê-los de forma eficaz, é necessário aplicar o Controle Integrado, que consiste no tratamento do ambiente e do animal de forma simultânea, com o objetivo de eliminar todas as fases: imaturas e adultas das pulgas e carrapatos. “O grande inimigo no combate dos ectoparasitas dos cães e gatos é aquele que não vemos e, por isso, consequentemente, muitos são os casos onde há o controle no animal, sem resultados satisfatórios, pois o problema não foi eliminado por completo no ambiente”, explica.

 

Como comentado pela profissional, este exercício é complexo devido à alta capacidade produtiva e da longevidade das pulgas e carrapatos. O ciclo de vida da pulga é composto por quatro etapas, sendo que as etapas 2, 3 e 4 são invisíveis a olho nu. O ciclo de vida dos carrapatos também é composto por quatro etapas. “Alertar sobre os riscos e doenças que podem ser transmissíveis por pulgas e carrapatos, instruir os tutores sobre os produtos adequados para o controle integrado e seguir a frequência de uso correta dos produtos são medidas importantes para o sucesso no tratamento e controle dos ectoparasitas”, garante.

 

A prevenção dos ectoparasitas nos cães e gatos é importante para evitar a transmissão de doenças e futuras infestações ambientais. “Por isso, o uso de produtos indicados no combate e controle de pulgas e carrapatos em cães e gatos deve ser feito com a frequência indicada pelo laboratório e não apenas quando visualizamos os ectoparasitas nos animais”.

 

Fonte: Revista Cães e Gatos
http://www.caesegatos.com.br/controle-integrado-de-ectoparasitas-favorece-a-saude-de-caes-e-gatos/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato
 
Redes Sociais