PERGUNTAS FREQUENTES
 
14/02/2016
Vômito de cães: o que fazer?
Saiba identificar em que situações o vômito é uma emergência. Apesar de parecer comum e não significar uma doença grave, o vômito de pets deve, sempre, ser investigado.

Embora seja uma ocorrência relativamente comum, o vômito em cães e gatos pode, sim, ser uma emergência, e providências devem ser tomadas o mais rápido possível ao identificar o quadro para que o animal possa ser tratado da maneira correta e se manter saudável.

Relatado como um dos motivos mais comuns para que cuidadores de animais procurem uma clínica ou hospital veterinário para socorro, o vômito em cães e gatos consiste na expulsão do conteúdo gástrico pela boca, sendo julgado como um sintoma bastante inespecífico e que pode indicar diversos estímulos ou doenças.

Apesar de parecer corriqueiro e, por vezes, não significar uma doença grave, o vômito de pets deve, sempre, ser investigado, já que pode indicar sérios riscos a vida do animal e ser o primeiro sinal de doenças potencialmente fatais. Nesse tipo de ocorrência, é importante analisar a situação e saber há quanto tempo o problema está acontecendo, qual a frequência, qual o conteúdo do vômito e, ainda, relembrar possíveis mudanças ambientais ou alimentares no período. Conheça, a seguir, os primeiros passos para cuidar do vômito de pets caninos ou felinos antes de levar o animal ao médico veterinário.

1. Retirar fonte hídrica do animal (cessar a ingestão de líquidos).
2. Verificar o conteúdo do vômito e se há secreções ou objetos na boca ou nas narinas que impeçam uma respiração adequada. Em casos positivos, proceder com a retirada ou limpeza do que for encontrado.
3. O animal deve ser levado ao hospital veterinário para verificação da causa do vômito e o acompanhamento da condição por um médico veterinário.

No serviço de emergência, esses pacientes podem apresentar sinais graves de desidratação (e estar praticamente desacordados) ou ainda expulsar conteúdo gástrico com presença de sangue, que pode ser vermelho brilhante, marrom escuro ou enegrecido. Tais sinais indicam que pode existir uma hemorragia muito recente ou ainda ativa no corpo do pet, evidenciando a gravidade do quadro apresentado e oferecendo um guia a mais para que o profissional realiza os procedimentos mais adequados.

Devido a gravidade da condição, faz-se necessário um tratamento de início imediato para evitar desidratações mais graves, além de pesquisas diagnósticas (que incluem exames de sangue e imagem) para que o problema seja corrigido adequadamente.

Dentre as principais causas da apresentação do vômito com sangue em cachorros e gatos, podemos citar:

  • Ulcera Gástrica
  • Neoplasias (principalmente em cães de idade avançada)
  • Desidratação grave
  • Hiperacidez
  • Drogas anti-inflamatórias
  • Doenças hepáticas
  • Doenças renais
  • Corpo estranho
  • Gastrite aguda
  • Gastroenterite hemorrágica
  • Intoxicações
  • Parasitoses
  • Torção de lobo pulmonar

Para que seja definido um diagnóstico concreto, um bom relato sobre a rotina do animal pode ser importante. Exames como hemograma, avaliação da função renal e hepática, amilase, lipase, proteínas séricas, glicose, avaliação da urina e fezes, radiografia com ou sem contraste, ultrassonografia e endoscopia também podem ser requisitados para esclarecer o quadro.

Nos casos mais complexos, um procedimento cirúrgico conhecido como laparotomia exploratória (que consiste em um abrir o abdômen do paciente para melhor avaliação) pode ser feito, indicando a necessidade da realização de uma biópsia ou, ainda, uma intervenção terapêutica - caso sejam encontradas alterações importantes.

É importante ressaltar que, quando cães e gatos estiverem apresentando vômito recorrentes, não é recomendado que seja oferecido água ou alimento até que sejam atendidos por profissionais, pois isso pode servir como um estímulo para novos vômitos e agravar o quadro. Medicações usadas na rotina humana, como as que inibem o vômito, por exemplo, são contra-indicadas.

Nos casos mais graves do sintoma a internação do paciente é recomendada para que seja feito o acompanhamento adequado, com suporte com fluidos (soro), exames e medicações indicadas para cada tipo de causa - portanto, procure um médico veterinário de confiança o mais rápido possível em casos de vômito em cães ou gatos.

Fonte: Revista Cachorro&Gato
Link deste artigo:
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/vomito-caes-gatos/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato