PERGUNTAS FREQUENTES
 
23/10/2014
Cão ou gato urinando sangue
O sangue na urina de cães e gatos pode ser sinal de diversas complicações no organismo dos pets. Veja as várias causas, das mais simples as complexas, da Hematúria.

Tratado pelos especialistas como hematúria, o sangue na urina de cães e gatos deve receber atenção dos proprietários de pets, por ser um sintoma que pode indicar diversas anormalidades no organismo do bichinho.Ainda que algumas causas da hematúria sejam consideravelmente simples de se tratar, isso não deve ser motivo para o adiamento de uma consulta com o médico veterinário, pois o sangue na urina também pode significar problemas mais graves que exigem tratamento o quanto antes.

O que pode estar causando sangue na urina do meu pet?

Como já dissemos, a hematúria em cães e gatos pode ser decorrente de diversas complicações, das mais simples às mais complexas, cabendo ao médico veterinário a detecção da causa e a escolha da melhor forma de tratamento. Veja, abaixo, as mais possíveis causas do sangue na urina do seu pet:

• Cistites : infecciosas ou inflamatórias.
• Envenenamento: a ingestão de substâncias tóxicas aos animais é bastante frequente e pode causar, entre diversas outras complicações (que podem, inclusive, levar o pet a óbito), sangue no xixi. Clique aqui e veja uma relação de algumas substâncias químicas que devem ser mantidas longe do seu bichinho;
• Tumores: cães e gatos podem apresentar sangue na urina como sinal de tumores, sejam eles benignos ou malignos, além de dificuldade para urinar e dor na região abdominal;
• Cálculos urinários: as conhecidas “pedras”, além de afetar a nós, humanos, também podem causar transtornos ao bem-estar dos nossos pets caninos ou felinos. Xixi com sangue, dor intensa e dificuldade para urinas podem ser sinais de que o seu pet tem um cálculo urinário em seus rins ou em sua bexiga;
• Atropelamento: certamente o seu cão ou gato não pode deixar de passar por uma visita ao veterinário caso ele seja atropelado, sofra uma queda ou até mesmo participe de uma briga. Estas ocorrências, além de torções e fraturas, também podem causar traumas nos órgãos internos, e a hematúria é um dos sinais destes tipos de trauma;
• Parasitas: o dioctiophyme renalle pode se alojar no trato urinário do seu cãozinho ou gatinho e, dentre outras desordens, causar sangue na urina.

Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos – DTUIF

Se você tem em casa um gato urinando sangue, uma das possíveis causas é a DTUIF, que é responsável por fazer com que o organismo do bichano não dissolva mais os minerais presentes em seu trato urinário, causando um acúmulo destes minerais.

Quando não tratada, a DTUIF pode causar cálculos (as pedras que citamos anteriormente) e obstruir o fluxo da urina, sendo relativamente mais comum em gatos machos e podendo levar o bichano a morte. Controlar a dieta do seu gato é uma boa alternativa para evitar este problema, além, é claro, de consultas periódicas com o médico veterinário.

O cio das fêmeas também pode causar sangue na urina, certo?

É importante, aqui, ressaltarmos que apenas as cadelas apresentam sangue durante o cio, sendo que as gatas possuem um cio sem alterações físicas visíveis (pois é, o cio das gatas não vem acompanhado de sangue!).

Caso a sua cadela esteja no cio, é possível, de fato, que o sangue do cio se misture com o xixi quando ela for urinar, mas fique atento caso este sangue continue aparecendo mesmo após o fim do cio.

Outros sinais que podem surgir com a hematúria

Dor ou dificuldade para urinar, esforço excessivo para saírem apenas algumas gotas de urina podem também aparecer acompanhados da urina com sangue. Se o seu pet estiver lambendo muito as próprias genitálias ou demonstrando incômodo nestas regiões (e nas regiões abdominais também), é possível que haja, sim, algum problema acontecendo. Lembre-se que estes sintomas, como já mencionamos, podem ser sinais de uma série de complicações e que cabe apenas a um profissional veterinário diagnosticar e tratar o seu amigão da melhor forma possível.

Fonte: Portal Cachorro&Gato, por MV Fábio Toyota
Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/hematuria-caes-gatos/

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato