Alguns alimentos que nos fazem tão bem podem não ser uma opção saudável para os animais de estimação. Veja abaixo, alguns alimentos que podem fazer mal à saúde do eu pet.
• Leite. O organismo de cães e gatos não possui grandes quantidades de lactase, enzima responsável pela digestão de leite e seus derivados. Seu consumo pode causar dores abdominais, náuseas e diarreia.
• Ossos. Os animais não conseguem mastigar bem os ossos, como por exemplo, os de frango. Ao ingeri-los, os cães podem perfurar órgãos internos, como o esôfago ou o intestino além de ressecar as fezes.
• Carne crua. Há um grande risco de ingestão de microrganismos patogênicos, protozoários e vermes. Sempre cozinhe a carne antes de oferecer ao pet.
• Doces. Além do problema da obesidade, alimentos ricos em açúcar podem provocar cáries, tártaro e trazer outros malefícios aos animais. Evite-os!
• Restos de comida. Evite dar o que sobrou no prato ao animal. A dieta desregrada pode causar desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas e minerais, problemas de pele e pelagem, obesidade, entre outros.
• Suplementos alimentares. Animais que consomem alimentos de qualidade já possuem os nutrientes. O excesso de minerais só prejudica a saúde do animal a longo prazo.
Mais Dicas Duramune
Pelos Brilhantes
Assim como a saúde de nossa pele, a aparência dos pelos do cão e do gato depende de uma alimentação saudável e equilibrada. Algumas substâncias podem deixar o pelo dos animais brilhantes, como o ômega 3, o ômega 6 e a biotina (também conhecida como vitamina H). É possível encontrar essas substâncias em rações de boa qualidade, que usam matérias primas selecionadas e fontes de proteínas que facilitam a digestão do animal. Além disso, deixe água potável à vontade para o seu pet, limpando a tigela com frequência para evitar o crescimento de bactérias. Escovar o pelo diariamente também é recomendado!
Pets aliviam o Stresse
Você sabia que os donos de pets são menos propensos a sofrer com estresse do que pessoas que não possuem animais em casa? Isso porque os bichinhos auxiliam seus donos a sorrirem mais. As gargalhadas diminuem os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
Fonte: Dica Duramune