ARTIGOS
 
13/03/2017
Doença Periodontal

Como o Clínico Geral pode determinar sua gravidade

M.V. Marco Antonio Leon-Roman, Esp, PhD, Odontologia

É muito comum que o cliente contate o médico veterinário em busca de “limpeza dentária”. Porém, quando é realizado o exame clínico, a gravidade da Doença Periodontal é fator determinante para explicar qual será o tratamento, o tempo estimado do procedimento/anestesia e, principalmente, o orçamento. Existem várias classificações na literatura, usadas por profissionais especializados em odontologia veterinária. Neste informativo, vamos simplificar os 5 graus de Doença Periodontal, de modo que o clínico geral possa utilizar em seu dia-a-dia.

Periodonto Saudável
Dentes sem presença de placa bacteriana (biofilme) e tártaro (cálculo dentário). O clínico deve sugerir a escovação dentária diária, ou em dias alternados, e o uso de brinquedos que estimulem o exercício mastigatório, além de produtos especiais para a manutenção da saúde oral (ex: pasta-de-dentes com enzimas)

Periodonto Parcialmente Saudável
Há presença de placa bacteriana e tártaro, promovendo o primeiros sintomas, como mau hálito (halitose) e gengivite. O clínico deve sugerir a Profilaxia Periodontal, que consiste em raspagem e polimento dentário, além de escovação dentária diária.

Doença Periodontal Grau 1
Além da presença de placa bacteriana, tártaro, halitose e gengivite, há presença de um ou mais focos de retração gengival (no início). A partir desta perda de estrutura do periodonto, já podemos considerar a presença de periodontite. O clínico deve sugerir o Tratamento Periodontal onde, além de raspagem e polimento, é realizado radiografia intra-oral e aplainamento radicular.

Doença Periodontal Grau 2
Já está presente a periodontite (perda de estrutura do periodonto). Há presença de alguns ou muitos focos de retração gengival. Pode haver um ou alguns dentes com pouca mobilidade. O clínico deve sugerir o Tratamento Periodontal onde, além de raspagem e polimento, é realizado radiografia intra-oral e aplainamento radicular.

Doença Periodontal Grau 3
Periodontite (perda de estrutura do periodonto) se agravando, com presença de muitos focos de retração gengival. Pode haver um ou alguns dentes com pouca mobilidade. O clínico deve sugerir o Tratamento Periodontal onde, além de raspagem e polimento, é realizado radiografia intra-oral e aplainamento radicular. Pode haver alguma extração dentária.

Doença Periodontal Grau 4
Periodontite moderada, com presença de muitos focos de retração gengival, além de muitos dentes com mobilidade, e até ausência de alguns elementos dentários. O clínico deve sugerir o Tratamento Periodontal onde, além de raspagem e polimento, é realizado radiografia intra-oral e aplainamento radicular e extrações dentárias.

Doença Periodontal Grau 5
Periodontite severa, com presença de muitos focos de retração gengival, além de muitos dentes com mobilidade e ausência de alguns ou muitos elementos dentários.  Quando há perda de suporte grave em alguns dentes superiores (ex:canino), ocorre comunicação oro-nasal, promovendo espirros pela passagem de água/alimento para as vias aéreas superiores. O clínico deve sugerir o Tratamento Periodontal, envolvendo muitas extrações, raspagem e polimento de dentes que, eventualmente, estejam sadios, e cirurgia periodontal para fechamento das comunicações oro-nasais.

Por Marco Antonio Leon-Roman
Médico Veterinário graduado pela FMVZ/USP em 2000
Especialização (lato sensu) em Odontologia Veterinária pela Anhembi-Morumbi
Doutor (stricto sensu) pelo Departamento de Cirurgia – FMVZ/USP
Professor do Curso de Pós-graduação em Odontologia Veterinária da FMVZ/USP
Palestrante em nível nacional e internacional (América Latina e Europa) em Odontologia Veterinária
Sócio-Fundador da ABOV – Associação Brasileira de Odontologia Veterinária

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato